Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 90 | Finalmente! Roy com jeitinho de protagonista de verdade
Após umas semanas em hiato, finalmente temos a estreia da nova fase do anipoké, “Mega Voltage”, um recomeço para o anime Pokémon Horizons que continua os eventos pelo arco de Rakua um ano após o cataclismo.
Com está estreia, fomos agraciados com um especial de dois episódios para compensar. Eu irei comentar o primeiro enquanto o segundo ficará com o Thomas que recentemente voltou de sua viagem ao Japão e trouxe alguns mimos para mim como cartinhas de Pokémon e um gashapon de Kemono Friends — só por isso eu pediria a mão dele em casamento (se ele já não estivesse noivo).
Leia também:

Pokémon Horizons — Episódio 89 | Um final trágico para os Trovonautas
Protagonista finalmente jeito de protagonista
A primeira parte do episódio é focada no Roy. De cara já dá pra ver a diferença na forma como garoto se comporta em contraste com sua versão da saga passada: mesmo ocorrendo apenas um ano após os acontecimentos em Rakua, Roy agora passa um ar de líder responsável e confiante, mais ainda mantendo aquela aura alegre dele. Também somos introduzidos ao Uruto, um treinador que está atrás do Rayquaza Preto e persegue Roy. O garoto de espirito livre e de linguajar informal é acompanhado de um Sebleye

Isso dito, somos jogados a uma investigação no qual o Rakuorium, que deveria ter sido extinguido do mundo graças aos esforços do Pagogo, está emitindo uma densa energia em lugares diversos e afetando negativamente certos Pokémon. Roy, com ajuda de Dot que está trabalhando remotamente, está atrás de um Slacking que está agindo ativamente e amedrontando os Pokémon selvagens, o que é atípico, uma vez que ele é denominado como o monstrinho mais preguiçoso do mundo.
Após uma intervenção do inconveniente Uruto, eles são obrigados a parar o brutamontes em uma batalha. Pulando algumas etapas do embate nada relevantes, Roy finalmente lança seu Lucario shiny em campo e o Mega Evolui na sequência junto do Sebleye de Uruto, assim, colocando Slacking em seu devido lugar. Após uma noite de descanso, Roy deixa Uruto para trás e segue sua jornada com o objetivo de fazer com que “todos saibam a verdade”, mas o que ele quis dizer com isso?

Pulando agora para a Liko no colégio Indigo, a protagonista parece estar vivendo uma vida de adolescente de verdade estudando e fazendo amizades. Ela, no entanto, parece guardar uma grande cicatriz dos últimos eventos em Rakua. Inclusive, Liko observa como sua amiga Ann cresceu como treinadora Pokémon e está sendo reconhecida pelo diretor da Blueberry Academy, enquanto ela está presa ao passado e não consegue seguir em frente; eu simpatizo demais com este sentimento, é realmente doloroso.

Quanto ao Roy, eu gostei da mudança repentina nele, ele está mais próximo de um protagonista shounen de verdade, diferente do inconsequente de um ano atrás que se apoiava demais no Friede. Inclusive, ele parece se espelhar bastante no antigo líder dos Trovonautas, embora ele seja mais o tipo de treinador que ama batalhas do que pesquisas.
Os Trovonautas agora são os vilões da história?
Durante o episódio, mais precisamente na segunda parte, fica evidente que os Explorers, em destaque Spinel, agora líder da Exseed, saíram por cima, enquanto os Trovonautas foram taxados como os responsáveis pela confusão em Rakua e a energia remanescente do Rakuorium que circula pelo mundo.

Isso fez com que o grupo se separa-se, à princípio uma decisão dos veteranos para não complicar ainda mais a vida das crianças os quais eles estavam responsáveis. Na escola, fofocas não param sobre os Trovonautas, e Liko precisa engolir calada já que ninguém lá além da Ann sabe que ela foi integrante do time. É uma situação complica mas que nos dá um vislumbre do que o anime irá tratar mais pra frente.

No final, enquanto perdida em pensamentos no terraço do escola, Liko é surpreendida pela aparição de Roy no local. Parece que o garoto vai tentar convencê-la a partir em uma nova aventura, mas com Liko meio depressiva não vai ser fácil, mas isso fica para os comentários da segunda parte.
O post Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 90 | Finalmente! Roy com jeitinho de protagonista de verdade apareceu primeiro em NintendoBoy.